CULTURAS E CONCEITOS APÓCRIFOS NO TEXTO BÍBLICO


Estamos em Construção, as novidades sempre estarão em vermelho
ÍNDICE
(1) APRESENTAÇÃO
(2) INTRODUÇÃO
     Quatro Culturas e Conceitos
     Apócrifos
     No texto bíblico
     Termos e Costumes corriqueiros
     Aos Destinatários
     Usados pelos Escritores da Bíblia
     para registros

     para ensinos
     para ilustrações
     Que precisamos identificar
     que precisamos ressignificar
     para nosso contexto
     sem perder o princípio divino
     da Revelação
(3) PRINCÍPIOS AO ESTUDO
(4) VERBETES


(1) APRESENTAÇÃO
No mesmo espírito de todo estudo sobre o Cristianismo Terapêutico, encontrando respostas e verdades sobre o que seja o verdadeiro espírito cristão produzido pela Graça, através da diferença entre o cristianismo joio e o trigo na história da humanidade, quando um se opõe totalmente ao outro, impedindo e facilitando, respectivamente, o anseio amoroso de Deus em amar toda humanidade, igualmente, intensamente e determinadamente, buscando salvar o maior número possível de pessoas, com o maior respeito ao livre arbítrio fruto do "imagem e semelhança" com o qual todo mundo foi criado e é composto... Nesse espírito é que vamos nos "embrenhar" no estudo de elementos importantes, participantes, de muitas formas, no texto e contexto bíblico, e que precisam se compreendidos, quando realmente queremos sair da ignorância e compreender o verdadeiro ensino das Escrituras.

(2) INTRODUÇÃO
Cinco Culturas e Conceitos... judaico e babilônico, grego, romano e apocaliptico
Apócrifos
... seculares, profanos ou pagãos, incorporados ao judaísmo de cada época
No texto bíblico
... nas Escrituras, nos textos reconhecidos como inspirados por Deus
Termos e Costumes corriqueiros
... vividos e compreendidos conscientemente ou não
Aos Destinatários
... a quem os textos foram escritos e por quem precisavam ser entendidos
Usados pelos Escritores da Bíblia
...os reais conhecidos e ou reconhecidos como tais
     para registros
...
     para ensinos...
     para ilustrações...
Que precisamos identificar
...
     que precisamos ressignificar...
para nosso contexto
...
     sem perder o princípio divino...
     da Revelação
...

(3) PRINCÍPIOS AO ESTUDO
Cristo é a máxima revelação... 
Deus ama perfeito todo homem... 
Deus quer salvar o maior número de pessoas...
Inspiração é como em Lucas... 
O que Deus faz com uns, faz com todos... 
Deus faz o melhor com o que tem disponível...

(6) PERGUNTAS
PERGUNTA 1... A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?
Na Verdade, é sim… Deus usa toda em Seu propósito
Na prática, não é… ela contém a Palavra de Deus
… 2Tm.3:16, “cada escritura divinamente inspirada”
… revelação progressiva, só o que Jesus concorda
... dualidade de versões
... ... macho e fêmea criados juntos ou separados
... ... Deus mandou exterminar cananeus, e preservou alguns
... ... Deus ou o diabo mandou Davi contar o povo, Samuel/Crônicas
... ... um ou dos cegos em Jericó, um ou dois gadarenos


(5) VERBETES

  1. ABISMO... (imagensA, abaixo) abismo, para a filosofia e a ciência, era a extremidade da terra, era uma queda sem fim, algo instransponível
  2. ABISMO CÉU INFERNO... Lc.16:19-31, Jesus usa ilustração da cultura apocaliptica a partir da ideia de >ABISMO queda sem fim, algo intransponível, não há como passar do céu para o inferno, ou o contrário.
  3. ABORTO... no tempo de Jesus era muito comum, o espontâneo ou o provocado. Para a sociedade e a ciência criança não era algo a se importar.
    ..... Jesus não tocou no assunto, o Novo e o Velho Testamento não tocaram no assunto.
    ..... Por mais que pessoas tenham opiniões, por mais que o cristianismo ou religiões tenham opiniões, este é um assunto de saúde social. A sociedade deve decidir, e o cristianismo respeitar, mesmo que não concorde e não use direitos; porém os deveres devem ser atendidos, Rm.13:1. Desobedecer a sociedade, a autoridade, é desobedecer a Deus. Desobedecer a autoridade gera >ESCÂNDALO, o que gera distanciamentos do mundo em relação a Deus e Sua vontade de salvar a todos.
  4. AGAPE... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é uma decisão e é incondicional; é a capacidade de querer e conseguir amar até o pior dos inimigos, encontrando motivos concretos, possíveis e espirituais; equivale ao que Jesus ora quando sendo crucificado: "eles não sabem o que fazem". 1Co.13 apresenta muito das características desse amor. Ele é o melhor e mais instigado pelo Espírito em quem o permite e é nisto que Deus orienta em relação ao próximo e até ao pior dos inimigos e perseguidor.
  5. AMOR... os gregos identificavam sete tipos de amor: >LUDUS, >FILAUTIA, >EROS, >FILEU, >PRAGMA, >STORGE, >AGAPE. Todos podem ser evolutivos a depender da maturidade de quem experimenta. Sem dar permissão ao Espírito todos podem viver intensamente cada tipo, mas quando dá esta permissão e o Espírito age, seu fruto, a pessoa tende a ser e viver mais do que sem esta ação divina.
  6. ANJOS... no grego e hebraico, tem o sentido de mensageiro do bem ou do mal, mal feitores ou bem feitores da coletividade.
    ..... A Bíblia relata que as únicas criaturas de Deus capacitadas com "imagem e semelhança", livre arbítrio, condição de entender o bem e o mal e escolher e ainda ser respeitada por Ele, é o homem. Todas as demais criaturas são movidas pelo >INSTINTO somente, inclusive os anjos se existem realmente. Se forem frutos apenas da metáfora religiosa, então poderão ser entendidos como capazes de desobediência a Deus ou a outros comportamentos e atitudes humanas.
    ..... No Antigo Testamento, anjo era mensageiro, e em alguns momentos foi confundido como sendo o próprio Deus (>ANJO DO SENHOR)
    ..... A ideia de serem alados é da Cultura Apocalíptica, pois precisavam de asas para locomoção entre os céus e a terra.
    ..... Para Jesus, estes seres só existiam nas metáforas da >CULTURA APOCALIPTICA, e, em nenhum momento tratou do assunto de maneira concreta e real. Coros de anjos no seu nascimento e anjos que o alimentava era ligação do escritor bíblico ao seu papel messiânico, dentro da compreensão popular.
  7. ANJOS DA GUARDA... em Hebreus 1:14, o escritor menciona anjos (>ANJO) como guardas de salvos. Não há respaldo bíblico para esta afirmação. Por outro lado Deus atua protegendo todo o mundo amado, de várias formas internas e externas a cada pessoa, sem necessariamente precisar de seres angelicais.
  8. ANJO DO SENHOR... Em Gn. 18:2s, reforça a ideia de >ANJO como mensageiro, porém nesta oportunidade e outras, o anjo foi identificado como sendo o próprio Deus, e algumas pessoas identificam como sendo Jesus encarnado, ou o próprio Deus em forma de homem. Lembremos que este texto foi escrito uns 500 anos depois, e foi passado de forma verbal de geração em geração. O que chegou a Moisés foi esta informação
  9. ANJOS QUERIAM PREGAR... Em 1Pd.1:12, o escritor afirma que anjos gostariam de pregar o evangelho, o que é impossível, pois o "querer" só pode ser exercido por quem foi criado à imagem e semelhança de Deus (>ANJO). Esta afirmativa é própria da >CULTURA APOCALIPTICA, onde anjos atuam como seres humanos para justificar anjos desobedientes, e, por isto, caídos, malignos.
  10. ANTICRISTOS... na cultura judaica, na >CULTURA APOCALIPTICA, e também na cultura cristã, anticristos não são, exatamente os inimigos do cristo, do ungido, do enviado, mas o que se passava pelo cristo para enganar as multidões. A ideia de inimigos contra o cristo vem, principalmente, a partir da Reforma Protestante, embora para se manter criou inimigos necessários, como o papado, chamando-o de anticristo.
    ..... Trata-se do inimigo pior, o não declarado, o que se passa pelo cristo para desviar a atenção sobre o verdadeiro cristo. Em 1Jo.2:18s o apóstolo afirma que há muitos anticristos e que se originaram dentro da igreja, do cristianismo.
    ..... Um bom exemplo são lideranças cristãs que usam de sua influência sobre néscios para levá-los a atitudes e comportamentos contrários ao ensino amoroso e tolerante de Jesus; e esta situação está presente em toda história do cristianismo no mundo. Um deles e quando o cristianismo usa esta influência alienadora para levar o mundo a odiar, desprezar e bloquear nações que não aceitam o domínio capitalista sobre seus cidadãos, usando, para isto, a religiosidade manipulada da fé e das igrejas cristãs.
  11. APOCALIPSE... no grego, no hebraico e na cultura apocalíptica, este termo tem a ver com revelação, neste sentido mesmo, o de fazer entendido o que não pode ser explicado abertamente, por vários motivos. No caso da época, era para não trazer mais perseguição por parte dos dominadores, no caso a Babilônia, a Pérsia, a Grécia, os Ptolomeus do Egito, os Antiocos da Síria, os Romanos com Herodes idomeu e outros.
    ..... o livro Apocalipse, como ótima imitação dos livros apocalipticos judeus, usou muitas figuras e acontecimentos tratados nos outros apocalipticos, só que dando conotação cristã, ou, pelo menos, tentando. Os 144mil judeus puros mencionados demonstra a presença intensa ainda do judaísmo. Os significados numéricos, a mesma coisa. A ideia de vingança e outras afirmativas contrariam o ensino de Jesus, mas tem a ver com o deus vingativo dos judeus.

    ..... Estas muitas semelhanças com o judaísmo é que fez com que, sendo escrito em 105 dC, só tenha sido reconhecido como inspirado, canônico, em quase 400 dC.
  12. APÓSTOLOS... foram e são considerados apóstolos, os discípulos que andaram e conviveram mais de perto, com Jesus, semelhante a outros grupos da época, inspirados nos mestres e discípulos gregos, um sábio e seus seguidores mais próximos, seus aprendizes. O apóstolo Paulo forçou a barra para ser assim considerado, mas não foi aceito unanimemente, inclusive entre os próprios apóstolos. Em sua vida e ministério, teve que passar muito tempo se defendendo neste ofício. Era importante que ele assim fizesse para ser aceito como ensinador do cristianismo.
  13. ARCANJOS... muitas especulações tem sido feitas a respeito de >ANJOs, principalmente para atender todo tipo de esoterismo dentro e fora do cristianismo. Muitas especulações surgem, assim, a respeito de arcanjo, como se fosse um nível ou patente diferente entre os anjos. A Bíblia menciona mas não dá alimento para qualquer tipo de especulação. 
    ..... Como >ANJO é um tipo robô, uma programação feita só para obedecer, e não precisa de comandantes ou superiores, por isto, o termo arcanjo deve ser não mais que anjo, só isso. Não tem nenhum sentido ser algo diferente disto.
    ..... Para a >CULTURA APOCALÍPTICA, em suas necessidades de imagens e grande uso de significados, este termo se adequa, não como realidade, mas somente como figura, metáfora, um simbolismo apropriado para alguma mensagem ou situação.
  14. ARREBATAMENTOS... a >CULTURA APOCALIPTICA desenvolveu algumas figuras para ilustrar a condição de se passar de um céu para outro, do inferno para o céu, até de uma situação para outra, entre estas figuras destacam a >VISÃO e o arrebatamento. O primeiro é como que um transporte metáfora, só mental-espiritual, para alguém da realidade ir para a dimensão apocalíptica e a segunda, transporte metáfora, corpo e espírito para o trânsito entre a realidade e o irreal, entre os céus e os infernos.
    ..... Paulo usa esta metáfora para ilustrar sua situação, sua experiência particular, porém, sem nenhuma conotação doutrinária, pois Jesus não viveu isto, nem usou tal metáfora em seus ensinos.
  15. ARREPENDIMENTO... é a ação de voltar atrás, não continuar numa jornada.
    ..... Tem quatro passos essenciais:
    ..... ..... 1 reconhecer que é errado, e não só que está sendo e agindo errado
    ..... ..... 2 lamentar, estar triste pelo que é e pelo que tem feito sendo o que é
    ..... ..... 3 pedir perdão ao maior ofendido com esta situação, o próprio Deus
    ..... ..... 4 assumir mudança, retorno, volta, deixar de ser o que tem sido
    ..... É impossível ao homem, sob o domínio do pecado, operar estes quatro passos
    ..... Só o Espírito opera isto, e só age assim se o homem realmente estiver querendo
    ..... ..... o querer é resultado do convencimento realizado pelo Espírito em todo homem
  16. BABILÔNIA... Foi a capital do >IMPÉRIO BABILÔNICO, Babilônia. Foi marcada com uma das chamadas "Maravilhas da Antiguidade", os Jardins Suspensos.
    ..... Para o >JUDAÍSMO, tornou-se símbolo do inimigo de Deus, por ter dominado o povo de Deus, mesmo com sua considerada idolatria.
    ..... Na >CULTURA APOCALIPTICA, a representação de tudo contra Deus na humanidade.
    ..... No >CRISTIANISMO, seguindo o >JUDAÍSMO, tornou-se símbolo do sistema mundial que atua contrário a Jesus e seus ensinos. Isto coincide com a atuação do >CRISTIANISMO JOIO em toda a história da humanidade
    ..... Hoje, mais claramente, podemos destacar que Babilônia pode ser representada não só pelos Estados Unidos com a força capitalista sobre as nações usando e manipulando o nome de Jesus para isto sobre a opinião pública religiosa, quanto em relação aos países que não deixam este imperialismo acontecer sobre sua população por não darem liberdade religiosa para esta manipulação alienada acontecer.
  17. BATISMO... no grego quer dizer imersão, entrada, envolvimento, e isso em todos os sentidos, não só em relação à água. Por isso as expressões >BATISMO NO ESPÍRITO, >BATISMO PELOS MORTOS e outras imersões.
    ..... No judaísmo já havia esta prática num dos grupos menos importantes (como os Zelotas) que os Fariseus, Saduceus e Essênios, eram chamados de >BATISTAS. Para estes, era um ritual que completava o perdão de pecados aos realmente arrependidos.
  18. BATISMO COM/NO ESPÍRITO... no grego, em todos os sentidos >BATISMO é imersão. Assim quer dizer ser engolido, dominado pelo Espírito, estar no controle dEle. Isto acontece uma só vez, e no momento da conversão, por causa da permissão desejosa da pessoa. 
    ..... As manifestações ocorridas em Jerusalém, Samaria, Judeia e Éfeso foram apenas cumprimento do que Jesus mencionou em sua ascensão sobre a instalação da dispensação do Espírito no projeto salvador de Deus.
  19. BATISMO PELOS MORTOS... é um ritual ou metáfora registrada no livro de Hebreus, que, por si só, oscila entre uma prática de imersão em águas, realizada pelos >BATISTAS, com o propósito de substituir alguém arrependido que não teve como ser imerso, completando seu perdão, ou uma expressão presente na >CULTURA APOCALÍPTICA, retratando os arrependidos mortos nas tribulações; ou uma expressão relatando pessoas mortas em pecado, que se arrependem e precisam do batismo para selar o perdão já obtido, ou o perdão carente disto para se concretizar.
  20. BATISTAS... Batizadores, por isso João, que foi um deles, foi chamado de "o Batista" ou "o Batizador". Para estes, era um ritual que completava o perdão de pecados aos realmente arrependidos.
  21. BESTA... essa é uma expressão genuinamente da >CULTURA APOCALÍPTICA, e indica o principal inimigo de Deus em seus planos com o mundo. Besta tem a ver com a forma animalesca desta entidade, e este aspecto tem o sentido de poder, força, descontrole dos homens diante dela e de seus projetos malignos.
    ... O interesse número um da Besta é o poder, o domínio sobre todos os homens.
    ... Para aquele momento histórico, a Besta seria o Império Romano, principalmente o imperador, qualquer que fosse ele, pois, perseguidor ou não, era o cabeça do império que dominava o considerado "povo de Deus".
    ... No desenrolar da história, esta figura foi usada e abusada para favorecer as lideranças canais e doentias do cristianismo, quando tudo ou qualquer pessoa que se colocasse como dificuldade, seria tachado como Besta, e o restante da cristandade seguia os conceitos com a passividade de sempre.
    ... O capitalismo usou muito isto, e ainda usa, para fazer sua propaganda gananciosa contra todo país ou sistema político ou econômico que não permita a liberdade dele exercer suas corrupções, favorecendo a exploração do homem pelo homem. Como estes países sabem que o cristianismo pensa e age assim, favorecendo o inferno do capitalismo, então perseguem tais propagandistas e seus adeptos, e isto é um reforço à propaganda de que odeiam a religião cristã, embora sejam eles mesmos, os defensores do capitalismo, os piores inimigos da religião de Jesus.
  22. BODE... por causas de suas irreverências e indisciplinas, o bode sempre foi comparado à >OVELHA, mesmo antes dos hebreus, principalmente por todos os semitas distribuídos na face da terra. Ao contrário desta, a simbologia do bode sempre esteve associado à desarmonia, à rebeldia, à violência, ao desassossego, a tudo que seja contrário à paz, à passividade, à tranquilidade pessoal e coletiva. 
    ..... para os hebreus foi assim, para o cristianismo a mesma coisa. 
    ..... na teologia de Jesus, o bode representa o joio, o parecido com a ovelha, com o trigo, o que está entre os salvos mas não é salvo, os que incomodam a vida e a paz entre os salvos. 
  23. CÁLICE... no cotidiano, cálice é uma taça para se usar com bebidas. No texto bíbico está implícito o significado da >CULTURA APOCALIPTICA, onde cálice tem o sentido de ingestão  de uma situação, uma circunstância, e, normalmente, tem a ver com uma dificuldade ou sofrimento ruim. "Passa de mim este cálice", dito por Jesus, tem este sentido, ou Ele realmente usou este termo, ou os apóstolos escritores entenderam que este termo traduziria a situação que Ele vivia.
  24. CENÁRIOS DO APOCALIPSE... este é um dos itens essenciais para a compreensão dos conteúdos da >CULTURA APOCALÍPTICA. O princípio de interpretação afirma que precisa-se saber o todo do cenário, compreender os detalhes como parte do todo, e então interpretar o cenário, o evento, o quadro mencionado, e, aí, então, saber qual a mensagem que está sendo transmitida através daquela metáfora.
  25. CÉU... o conceito cristão de céu não estava definido no judaísmo ou qualquer outra religião, inclusive na cultura grega. >SHEOL era, para os judeus, no Antigo Testamento, o lugar dos mortos, o mundo onde os mortos habitavam, sem vida, sem atuações pessoais.
    A >CULTURA GREGA também acreditava no mundo onde os mortos habitavam, porém com atuações e sofrimentos pessoais. 
    Na >CULTURA APOCALIPTICA o céu era o lugar de habitações, e chegavam a sete, número perfeito na >NUMEROLOGIA APOCALIPTICA. Nestes céus habitavam, inclusive pessoas que morreram perseguidas pelo poder idólatra sobre o povo de Israel. Embora esta cultura apresentasse esta informação metafórica, não tinha nenhum vínculo doutrinário para isto, continuavam crendo no >SHEOL.
    A Cultura cristã é que desenvolve a ideia, apoiada por Cristo, que que na "Casa do Meu Pai" há muita moradas para os salvos, e que, esta era o Paraíso (também ideia da >CULTURA APOCALIPTICA) que foi dito ao ladrão da cruz.
  26. CONDENAÇÃO
  27. CORDEIRO
  28. CORO DE ANJOS
  29. CRENTE CARNAL
  30. CRISTÃO
  31. CRISTIANISMO
  32. CRISTIANISMO DOMINANTE
  33. CRISTIANISMO JOIO... é a facção maior do >CRISTIANISMO, formado por pseudos cristãos que, por vários motivos se declaram >CRISTÃOS, sendo mais incisivos nisto, justamente pelo fato de não serem o que dizem, mas precisam provar isto, o tempo todo, a eles mesmos, ao mundo e, principalmente ao Jesus que dizem seguir. Assim, e, para isto, exageram a ponto de serem e agirem contra tudo que Jesus foi, fez e ensinou, pois o fim justificando os meios, qualquer meio para eles é lícito e conveniente para provarem sua fé e dedicação.
    ..... Assim, são inimigos deles mesmos por não se permitirem perceber o que realmente são; são mais inimigos do trigo sendo para estes tormentos constantes, leves ou não, no cotidiano dos relacionamentos da convivência religiosa; e mais inimigos ainda do mundo, incluindo todos os religiosos fora do seu curral, provocando-os de tal forma, que, mesmo com menos rigor e intolerância, o mundo reage contra eles e o trigo, colocando tudo como sendo atuações do cristianismo.
    ..... na verdade são pessoa com suas inclinações para o mal, agravadas pelo fato de serem religiosas que usam Deus para justificarem suas violências; agravadas mais ainda pela condição de assumirem liderança pela violência que impetram sobre um trigo que são ovelhas pacíficas e facilmente dominadas.
    ..... em toda a história do mundo, no cristianismo ou não, o joio sempre atuou representando suas respectivas religiões aos olhos do mundo, e isto inclui o >CRISTIANISMO, passando pelo Catolicismo na Idade Média, o Protestantismo na Idade Moderna e Contemporânea.
  34. CRISTIANISMO PRIMITIVO
  35. CRISTIANISMO TRIGO
  36. CULTURA APOCALIPTICA... crenças e práticas judaicas a partir do exílio na Babilônia desenvolvida a partir do entendimento de Israel ser o povo de Jeová, este iria encontrar maneiras sobrenaturais para livrar seu povo do domínio considerado pagão, e assim foi em relação à Babilônia, a Pérsia, a Grécia, os Ptolomeus, os Selêucidas, e os Romanos. Para tanto, criaram e desenvolveram simbologias e metáforas capazes de divulgarem suas crenças de forma a não serem compreendidos pelos dominadores.
  37. CULTURA GREGA
  38. CUMPRIR PROFECIA
  39. DEMÔNIOS
  40. DESERTO
  41. DEUS
  42. DIABO
  43. DIREITA
  44. DISCÍPULOS
  45. DISPENSAÇÃO DO ESPÍRITO
  46. DISPENSAÇÃO DO FILHO
  47. DISPENSAÇÃO DO PAI
  48. DISPENSAÇÕES SALVADORAS
  49. DOIS EM DOIS DISCÍPULOS
  50. DOM DE LÍNGUAS
  51. DONS ESPIRITUAIS
  52. DOZE APÓSTOLOS
  53. ELEIÇÃO
  54. ENCARNAÇÃO
  55. EPTHUMIA... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é um sentimento e é condicional; é um contra-ponto ao amor >EROS.
  56. EROS... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é um sentimento e é condicional; é volúvel e tem aspectos sexuais, enquanto o >EPITHUMIA é amor eros com aspectos materiais, voltado para coisas.
  57. ESCÂNDALO... na cultura judaica, trata de ser tudo que contrarie o que os religiosos entendiam  como sendo desobediência à >Lei.
    ..... Para Jesus, escândalo é tudo que um cristão faça, sem o respaldo de seu ensino ou exemplo, e que, de alguma forma, ou em algum grau, impeça pessoas não salvas de se aproximarem do amor de Deus. 
  58. ESPÍRITO SANTO
  59. ESPÍRITOS
  60. ESPÍRITOS EM PRISÃO
  61. ESQUERDA
  62. ETERNIDADE
  63. ESTRELAS CAÍDAS
  64. EVANGELHO
  65. FALSOS PROFETAS
  66. FILEU... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é um sentimento e é condicional; é amor amizade, entre amigos com parentesco ou não; considera-se um sentimento acima do >EROS e >LUDUS.
  67. FILAUTIA... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é uma decisão, e é incondicional; é amar a si mesmo, pode ser tornar egocêntrico a depender da maturidade da pessoa.
  68. FILHO DO HOMEM
  69. FIM DO MUNDO COM FOGO
  70. FOGO E ENXOFRE
  71. FRUTO DO ESPÍRITO
  72. FUGA NO SÁBADO
  73. GABRIEL
  74. GALARDÃO
  75. GEENA
  76. GÊNESIS 1 A 11
  77. GENTIO
  78. GERAÇÃO
  79. GRAÇA
  80. GRANDE MULTIDÃO DIANTE DO TRONO
  81. HADES
  82. HINON
  83. HOMEM
  84. HOMEM ESPIRITUAL
  85. HOMEM NATURAL
  86. HOMOSSEXUALISMO
  87. IGREJA
  88. ILUMINAÇÃO
  89. IMPÉRIO BABILÔNICO... foi o império que, facilmente, conquistou o >IMPÉRIO ASSÍRIO, aproveitando a maldade que o mundo todo sabia sobre estes. Sua capital foi >BABILÔNIA.
  90. IMPIEDADE
  91. INFERNO
  92. INSPIRAÇÃO
  93. INSTINTO... programação  de sobrevivência e reprodução plantada nas memórias que compõem a vida e o corpo de toda espécie de vida no universo.
  94. ISRAEL
  95. JEOVÁ
  96. JERUSALÉM
  97. JESUS
  98. JOIO
  99. JUDAÍSMO
  100. JUIZO
  101. JULGAMENTO FINAL
  102. JUSTIÇA
  103. JUSTIFICAÇÃO
  104. LEI... Há dois sentidos na cultura judaica: (1)as determinações dos mandamentos e toda a lei definida no livro de levíticos, (2)as Escrituras formadas pelos cinco livros de Moisés, o Pentateuco, e, a partir do exilio em Babilônia, dos livros dos profetas que incluía os históricos, e também os poéticos, os 39 livros reconhecidos como inspirados. No tempo de Jesus o termo Lei, ou Lei e os Profetas, era usado para mencionar o Antigo Testamento.
    ..... Para Jesus, Lei tem o sentido do Antigo Testamento, da Bíblia que era vigente em sua época, a qual se resumia em dois princípios... (1)amar a Deus sobre todas as coisas, (2)e amar o próximo como a si mesmo, por conseguinte.
  105. LÍNGUA DOS ANJOS
  106. LIVRO DA VIDA
  107. LIVRO DE JÓ
  108. LIVRO DE JONAS
  109. LIVRO DE OSÉIAS
  110. LIVROS DAS CARTAS
  111. LIVROS DO PENTATEUCO
  112. LIVROS DOS EVANGELHOS
  113. LIVROS DOS PROFETAS
  114. LIVROS APOCALIPTICOS
  115. LIVROS HISTÓRICOS
  116. LIVROS POÉTICOS
  117. LUDUS... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é um sentimento e é condicional; como uma brincadeira, sem compromissos e aprofundamentos; tanto faz existir ou não, e é o mais frágil e momentâneo em relação aos outros tipos.
  118. MARCA DA BESTA
  119. MENSAGEIRO DE SATANÁS
  120. MESSIAS
  121. MIGUEL
  122. MIGUEL DISPUTA CORPO DE MOISÉS
  123. NAÇÕES CONTRA ISRAEL
  124. NÃO LEVAR ALFORGE 
  125. NÃO PASSAR ESTA GERAÇÃO
  126. NOVA JERUSALÉM
  127. NUMEROLOGIA APOCALÍTICA
  128. NÚMERO UM
  129. NÚMERO DOIS
  130. NÚMERO TRÊS
  131. NÚMERO QUATRO
  132. NÚMERO CINCO
  133. NÚMERO SEIS
  134. NÚMERO SETE
  135. NÚMERO OITO
  136. NÚMERO NOVE
  137. NÚMERO DEZ
  138. NÚMERO DOZE
  139. NÚMERO VINTE E QUATRO
  140. NÚMERO QUARENTA
  141. NUMERO SETENTA
  142. NÚMERO 666
  143. NÚMERO MIL
  144. NÚMERO 144 MIL
  145. OBRAS DA CARNE
  146. ÓDIO
  147. ONISCIÊNCIA
  148. ONIPOTÊNCIA
  149. ONIPRESENÇA
  150. ORAÇÃO
  151. OVELHA
  152. PARAÍSO
  153. PECADO
  154. PENTECOSTES
  155. PERDÃO
  156. PLENITUDE DOS TEMPOS
  157. POMBA
  158. PRAGMA... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é um sentimento e é incondicional; é o amor por uma causa considerada importante, maior, com aspectos coletivos ou pessoal.
  159. PRECURSOS DO MESSIAS
  160. PREDESTINAÇÃO
  161. PRIMEIRO CÉU
  162. PROFECIA
  163. PROFETA
  164. PROVAÇÃO
  165. QUARTO CÉU
  166. QUATORZE GERAÇÕES
  167. QUEROBINS... o mesmo que tratamos sobre >ANJO e >ARCANJO serve para querubim
  168. REGENERAÇÃO
  169. REINCARNAÇÃO
  170. REINO DE DEUS
  171. REINO DOS CÉUS
  172. RESSUSCITADOS ENTRAM NA CIDADE
  173. REVELAÇÃO
  174. SÁBADO
  175. SALA DO TRONO
  176. SAMARITANOS
  177. SANTIDADE
  178. SANTIFICAÇÃO
  179. SATANÁS
  180. SEGUNDO CÉU
  181. SEIO DE ABRAÃO
  182. SEMENTE
  183. SERPENTE
  184. SEXUALIDADE
  185. SHEOL
  186. STORGE... um dos tipos de >AMOR para os gregos; é o amor entre pais e filhos, e nem sempre de filhos para os pais; ele é um sentimento e é condicional; mas pode também ser uma decisão independente do sentimento e incondicional, o que o torna o mais próximo do >AGAPE.
  187. TABERNÁCULO
  188. TÁRTARO
  189. TEMPLO DE JERUSALÉM
  190. TENTAÇÃO
  191. TENTAÇÃO NO DESERTO
  192. TERCEIRO CÉU
  193. TERREMOTOS FINAIS
  194. TESTAMENTO
  195. TODO OLHO VERÁ
  196. TREVAS NA TERRA
  197. TRIBULAÇÃO
  198. TRIGO
  199. TROMBETAS
  200. ÚLTIMO PROFETA
  201. UM DEIXADO OUTRO LEVADO
  202. UNÇÃO
  203. VÉU RASGOU DE ALTO A BAIXO
  204. VIDENTE
  205. VINDA DE JESUS
  206. VINDA ANTES DE TODAS CIDADES
  207. VIOLÊNCIA
  208. VISÃO... explicado e comparado em >ARREBATAMENTO
  209. VISÕES EM APOCAIPTICOS
  210. VISTO NO OCIDENTE
  211. VOLTA DE JESUS

IMAGENS

(A) O MUNDO PARA O GÊNESIS
Para a ciência, a terra era basicamente assim, até o século XVI (google)
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário